Brooks England é um fabricante de selim de bicicleta em Smethwick, West Midlands, Inglaterra. Fabricam artigos de couro desde 1866, quando foi fundada em Hockley, Birmingham. Na década de 1880, a produção de selins de bicicleta começou, a primeira patente de selim foi registrada em 1882. Em uma entrevista de 2014, Desain, um porta-voz Brooks declarou que segundo a lenda da família, a empresa começou quando o fundador John Boultbee Brooks , um fabricante de sela do cavalo, tentou usar uma bicicleta depois que seu cavalo morreu, mas o assento de madeira era muito desconfortável. Como resultado, ele prometeu resolver este problema e Brooks nasceu.
Raleigh Bicycle Company comprou Brooks em 1962. Quando Raleigh entrou em colapso em 1999, Brooks foi vendido e posteriormente entrou em liquidação. John Godfrey Macnaughtan e Adrien Williams foram capazes de comprar a empresa e manter a produção na Inglaterra. Em 2002, eles venderam Brooks para Selle Real da Itália.
O design fundamental de um selim Brooks é uma parte superior de couro esticado entre um metal “placa patilha” na parte de trás e uma peça de nariz, a qual se encontra ligado com rebites de cobre ou de aço. Usando uma cavilha roscada, a peça de nariz pode ser movido para a frente de forma independente dos carris, o tensionamento da pele. É importante não para o excesso de tensão no couro ou pode rasgar, especialmente nos rebites. Normalmente o parafuso nariz não deve ser ajustada a menos que a sela se torna visivelmente afundou, caso em que ele só deve ser ajustada em frações de uma volta até o topo é confortável novamente.
Depois de um certo período de uso, o que pode ser de 100 milhas a 1.000 milhas, dependendo do couro usado para fazer o topo, o selim visivelmente se molda para o piloto e “covinhas” aparecem onde os “sentar ossos” normalmente descansar. Isto é causado por fibras do couro quebrar sob o peso do ciclista. O selim é normalmente mais confortável, nesta fase, embora alguns pilotos acham que nenhum período de amaciamento é necessário para o conforto e os outros pilotos nunca encontrei um Brooks sela confortável, mesmo depois de muitos milhares de milhas.
Selins de couro não são à prova d’água (embora isso significa que eles são capazes de absorver e dissipar suor por “respirar”). Brooks produzir um curativo, Proofide, que deve ser aplicado ocasionalmente. A composição é principalmente Proofide de sebo, a mistura de corrente inclui também um pouco de óleo de citronela, identificável pelo seu odor penetrante
Touring ciclistas e ciclistas audax, especialmente aqueles com base no Reino Unido, freqüentemente escolher selins Brooks. Selas de couro são duas ou três vezes mais pesado do que plástico ou de fibra de carbono modernos designs (embora as versões de titânio do Team Pro, Swift e engolir selas de corrida são uma exceção a essa sensação de peso), mas, para alguns pilotos, a aparência tradicional e longo conforto distância tornar esta uma pena trade-off.
As empresas de sela Lycett e os Leatheries foram tomadas por Brooks. Além disso, Brooks foram amalgamados com Wrights Saddle Co. que eles eventualmente absorvido.